Tutorial Básico sobre Arrays
O que é um array ?
O que é um array? Basicamente um array é uma variável que pode ter mais de um valor nos seus índices.
Por isso se você pensa em uma array como uma planilha eletrônica que tem suas colunas e linhas,ou até em Matrizes Matemática , está certo.
Existe dois tipos de arrays no Game Maker, a normal com 1 Dimensão, e as bidimensionais com 2 Dimensões.
1D Array
Imagine uma matriz ou uma planilha eletrônica do Windows Excel com somente uma coluna, e um certo numero de linhas (o número Maximo de linha é 32000) se você tornou base esse exemplo com Excel tente imaginar o numero para a coluna igual á 0, e linhas 0,1,2 ao invés de A,B,C,1,2,3.
Como o exemplo abaixo:
Vamos chamar essa tabela de, "infor", e nós usaremos informações como, nome, vida, saúde do jogador e etc.
Espero que vocês tenham seguido as informações dadas até agora aqui nesse tutorial porque agora ao invés de usar planilhas como exemplo, irei usar a ordem “Matriz”.
No Game Maker... 1D arrays são escrita assim..
Código:
nome[index]
o “nome” é o nome da variável, para “index” é o numero para a linha.
Assim:
Código:
infor[0]
Abaixo temos uma tabela com algumas informações sobre o jogador, em baixo está representado em GML e em cima em Matriz.
Código:
infor[0] = "Sleip" //linha 1
infor[1] = 1 //linha 2
infor[2] = 30 //linha 3
Com a representação dessa matriz de ordem 3x1, se da pra entender o código em GML.
Isso deve ter facilitado um pouco a sua vida no entendimento sobre arrays agora arrays de 2D deve ficar mais fácil de ser entendido.
2D Arrays
Arrays 2D é um pouco igual a Arrays 1D mas em 2D você poderá usar mais de uma coluna nesse caso abaixo usaremos 3 colunas (0,1,2).
Nós usaremos essa array agora para três jogadores, novamente chamaremos de “infor”
No Game Maker as arrays 2D serão escritas deste modo.
Código:
nome[index,index]
o "nome" é uma variavel, o "index" é um numero dela.
Assim pode ser:
infor[0,0]
A tabela abaixo vai seguir como exemplo a Array 1D com informações de nome, vida, saúde.
Em Gml poderia ficar assim..
Código:
infor[0,0] = "Sleip"
infor[0,1] = 4
infor[0,2] = 100
infor[1,0] = "HiperBite"
infor[1,1] = 5
infor[1,2] = 47
infor[2,0] = "Gorock"
infor[2,1] = 2
infor[2,2] = 106
Desenhando(Lendo) Array
Você pode desenhar uma array da seguinte forma.
Código:
draw_text(x,y,infor[0]);
Você também poderia usar o loop... mas não esqueça de usar o string() se a array tiver valores reais...
Código:
for(i=0; i<=2; i+=1) { draw_text(x,y+(16*i),string(infor[i])) }
Esse seria o exemplo de usar o for para a Array de 1D, no caso de usar o for para uma array de 2D seria diferente.
Código:
for(i=0; i<=2; i+=1) {
for (t=0; t<=2; t+=1) { draw_text(x+(60*i),y+(16*t),string(infor[i,t])) }
}
Autor: Chronic
Traduzido: Sleip
Retirado do fórum Jogos RPG
O que é um array ?
O que é um array? Basicamente um array é uma variável que pode ter mais de um valor nos seus índices.
Por isso se você pensa em uma array como uma planilha eletrônica que tem suas colunas e linhas,ou até em Matrizes Matemática , está certo.
Existe dois tipos de arrays no Game Maker, a normal com 1 Dimensão, e as bidimensionais com 2 Dimensões.
1D Array
Imagine uma matriz ou uma planilha eletrônica do Windows Excel com somente uma coluna, e um certo numero de linhas (o número Maximo de linha é 32000) se você tornou base esse exemplo com Excel tente imaginar o numero para a coluna igual á 0, e linhas 0,1,2 ao invés de A,B,C,1,2,3.
Como o exemplo abaixo:
Vamos chamar essa tabela de, "infor", e nós usaremos informações como, nome, vida, saúde do jogador e etc.
Espero que vocês tenham seguido as informações dadas até agora aqui nesse tutorial porque agora ao invés de usar planilhas como exemplo, irei usar a ordem “Matriz”.
No Game Maker... 1D arrays são escrita assim..
Código:
nome[index]
o “nome” é o nome da variável, para “index” é o numero para a linha.
Assim:
Código:
infor[0]
Abaixo temos uma tabela com algumas informações sobre o jogador, em baixo está representado em GML e em cima em Matriz.
Código:
infor[0] = "Sleip" //linha 1
infor[1] = 1 //linha 2
infor[2] = 30 //linha 3
Com a representação dessa matriz de ordem 3x1, se da pra entender o código em GML.
Isso deve ter facilitado um pouco a sua vida no entendimento sobre arrays agora arrays de 2D deve ficar mais fácil de ser entendido.
2D Arrays
Arrays 2D é um pouco igual a Arrays 1D mas em 2D você poderá usar mais de uma coluna nesse caso abaixo usaremos 3 colunas (0,1,2).
Nós usaremos essa array agora para três jogadores, novamente chamaremos de “infor”
No Game Maker as arrays 2D serão escritas deste modo.
Código:
nome[index,index]
o "nome" é uma variavel, o "index" é um numero dela.
Assim pode ser:
infor[0,0]
A tabela abaixo vai seguir como exemplo a Array 1D com informações de nome, vida, saúde.
Em Gml poderia ficar assim..
Código:
infor[0,0] = "Sleip"
infor[0,1] = 4
infor[0,2] = 100
infor[1,0] = "HiperBite"
infor[1,1] = 5
infor[1,2] = 47
infor[2,0] = "Gorock"
infor[2,1] = 2
infor[2,2] = 106
Desenhando(Lendo) Array
Você pode desenhar uma array da seguinte forma.
Código:
draw_text(x,y,infor[0]);
Você também poderia usar o loop... mas não esqueça de usar o string() se a array tiver valores reais...
Código:
for(i=0; i<=2; i+=1) { draw_text(x,y+(16*i),string(infor[i])) }
Esse seria o exemplo de usar o for para a Array de 1D, no caso de usar o for para uma array de 2D seria diferente.
Código:
for(i=0; i<=2; i+=1) {
for (t=0; t<=2; t+=1) { draw_text(x+(60*i),y+(16*t),string(infor[i,t])) }
}
Autor: Chronic
Traduzido: Sleip
Retirado do fórum Jogos RPG
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