Criando seu Primeiro Jogo Parte 2

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    Eskyz
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    Criando seu Primeiro Jogo Parte 2

    Mensagem por Eskyz em Sex 27 Fev - 10:36

    Introdução:
    Essa é a continuação do Tutorial Criando seu Primeiro Jogo Parte 1.

    Boa aprendizagem!

    Capítulo 2 - Frames

    Agora vamos criar os frames do
    seu jogo. Bem, vamos utilizar 3 Frames. Ou seja, crie mais 2 frames no
    StoryBoard Editor ok? O Frame 1 será o Menu; O Frame 2 o Jogo e o Frame
    3 a Tela Final.

    Então, é só isso nesse capítulo - Crie 3 Frames.

    Capítulo 3 - O Frame 1: Seus Eventos e Elementos
    Bem, primeiro, usaremos o Level Editor. Agora, lembra como inserir um novo objeto? Pois é, insira um novo objeto, chamado String.
    String é um Objeto de texto. Escreva nele o título do jogo (para mudar
    o texto da String, clique duas vezes RAPIDAMENTE sobre a String).
    Então, lembra onde tem do lado do Level Editor aquela barrinha de
    propriedades? Pois é, os Strings também tem uma (todo objeto tem uma).
    Vá no ícone de um A, e onde tem escrito Font,
    é onde você escolhe a fonte. Escolha um tamanho, uma fonte, uma cor,
    sei lá, você que sabe! Depois, é só aumenta a Área de Texto da String.
    Para aumentar a Área de Texto da String (na String, aumenta a área de
    Texto, em BackDrops e Active Objects, aumenta o tamanho deles), clique
    uma vez sobre o objeto (no caso a String), e 2 segundos depois, clique
    novamente. Agora é só alterar o tamanho!

    Certo, agora cria outra
    string, e faça o mesmo que fez na String de antes. Só que agora,
    escreva nessa String o seguinte: "Pressione ENTER para Jogar" (sem as
    aspas).

    Pronto, fez? Agora vamos para o Event Editor.

    No Event Editor, adicione uma condição. Escolha a categoria do Teclado e Mause, e escolha a seguinte condição:

    The Keyboard > Upon Pressing a Key

    E então, aperte a tecla ENTER. Certo, agora, nos eventos, na Categoria do Cavalo e Xadrez, escolha o Evento:

    Next frame

    Deve ter ficado assim:



    Ok, certo... Tudo bem até agora. Agora vamos para o próximo Frame.

    Capítulo 4 - Frame do Jogo: Elementos e Eventos
    Esse
    é um capítulo um tanto pequeno (Graças a Deus!). Bem, lembra da Lib?
    Então, coloque no Level Editor do Frame, um Active Object que será o
    Personagem. Defina pra ele o movimento Platform. Coloque também, outro Active Object, porém, esse será o item que levará para a próxima fase. Nele, deixe Static mesmo. E por fim, adicione os BackDrops e defina como Obstacles
    (vai por mim, Obstacle é melhor que Platform). No Active Object do
    Personagem, no Ícone do Boneco Azul, você também define as opções do
    Movimento. Ai vai minha dica pro Movimento de Plataforma:

    Gravity: Coloque 20
    Strength: Coloque 60

    Ok, pronto, movimento legal. Agora, vamos aos eventos.

    Adicione uma condição. Nela, vá na Categoria do Ícone do Active Object do seu Personagem. Coloque a seguinte condição:

    Collisions > Backdrop

    E no Evento, a categoria é a do personagem. Coloque este Evento:

    Movement > Stop

    Ok, tá feito. Agora vamos fazer ele não passar das Bordas.

    Adicione outra condição, e vá na Categoria do Personagem novamente. Agora, adicione a condição:

    Position > Test Position of "Nome Do Active Object do Personagem".

    Então, seleciona as setas: Para Cima, Para Esquerda, Para Direita. Vai ficar assim:



    No evento, na categoria do Personagem, coloque novamente:

    Movement > Stop

    Agora, repita esse último passo. Só que dessa vez, selecione apenas a seta: Para Baixo. Vai ficar assim:



    E no Evento, vá na Categoria do Cavalo e Xadrez, e coloque este evento:

    Restart the current frame

    Prontinho. Agora, o personagem se meche, não sai da tela, e quando cai em um buraco, reinicia a fase.

    Agora, na Categoria do Personagem, adicione esta condição:

    Collisions > Another object

    E selecione o Active Object que levará o personagem ao próximo nível, e clique em OK.

    E nesta condição, coloque o evento da Categoria Cavalo e Xadrez:

    Next frame

    Isto fará com que ao colidir com o Objeto que levará para o próximo nível, ele vá para o próximo nível

    Ok, agora vamos para a última condição e evento... Na Categoria Dois Computadores, coloque esta condição:

    Always

    E nesta condição, coloque este evento que se encontra na categoria Cavalo e Xadrez:

    Scrollings > Center window position in frame

    E então, marque a opção Relative to, escolha o Active Object do personagem, clique em OK, e em X, coloque 0. Em Y coloque 0 também. Vai ficar assim:



    Isso fará com que, se você alterou o tamanho do Frame, a tela SEMPRE siga o personagem.

    Capítulo 5 - Frame Final: Elementos e Eventos
    Certo, este é o mais simples... Coloque um String dizendo: "Você finalizou o jogo! Parabéns!" (sem as aspas)

    E outra String: "Aperte ESC para finalizar o jogo" (sem as aspas)

    Agora, vamos ao Event Editor, novamente...

    Adicione uma nova Condição, novamente na Categoria de Teclado e Mouse, e nela coloque a condição:

    The Keyboard > Upon pressign a key

    E pressione a tecla ESC.

    No evento, na categoria do Cavalo e Xadrez, coloque o seguinte Evento:

    End the application

    Pronto, o jogo tá pronto cara! Seu primeiro jogo! Agora, é só criar o executável:

    Vá em:

    File > Build > Application

    E salve o executável!

    Trecho retirado da falecida Gaming Brasil:
    Uh, mas cadê os mapas, inimigos, chefões?
    Se eu fizesse uma matéria completa, explicando tudo isso, ela ficaria muito grande, e deixaria a matéria ilegível.

    Link para Baixar o Arquivo de Exemplo:
    Download: MediaFire

    Agora, como Prometi, a Legenda das Categorias de Eventos e Condições:

    Condições:
    - Cavalo e Xadrez
    - Teclado e Mouse
    - Dois Computadores

    Eventos:
    - Cavalo e Xadrez
    - Teclado e Mouse

    Demorou um bucado hein? Tutorial 100% by me \o/

      Data/hora atual: Qui 23 Nov - 3:23