HUD 2D fixo em jogo com projeção em perspectiva

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    fabio
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    HUD 2D fixo em jogo com projeção em perspectiva

    Mensagem por fabio em Qua 1 Abr - 15:14

    Fala pessoal, tudo blz!

    ...fiquei afastado um tempo ae dos Fóruns de GM, trabalhando em um projeto muito legal com o vinians (da GMBR, não sei se ele frequenta aqui tmb XD)... criamos uma equipe em em breve haverá algumas novidades na área ;D

    Bom, mas voltando à dúvida... digamos que eu tenha um jogo com uma projeção em perspectiva (3D mesmo) e que eu precise add um HUD, texto, counter, etc. em 2D na tela (fixo, pois a tela não se move), como em um jogo comum... como eu poderia fazer isso???

    ...pelo que eu entendi isso é possível definindo uma projeção ortogonal no draw do objeto que será "exibido em 2D" (digamos assim), mas acho que faltou alguma coisa pois o HUD era exibido no "espaço" e não como um objeto 2D comum =P


    Se alguém puder ajudar eu agradeço... vou continuar tentando aqui pra ver o que consigo =]

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    Re: HUD 2D fixo em jogo com projeção em perspectiva

    Mensagem por janx em Qua 1 Abr - 19:43

    d3d_set_projection_ortho(0,0,640,480,0);

    dai vc poe os codigos pra desenhar em 2D:
    draw_text(6, 8, "Escreverr");
    draw_sprite(spr1, 0, 200, 100);


    d3d_set_projection_ortho(x,y, largura 2d, altura 2d, angulo); //normalmente se poe a largura e altura o tamanho da tela...

    A, e isso tem q ser a ultima coisa a ser desenhada, senao da problema.
    (senao é a primeira coisa.. n sei =/)

    flwsss

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    Re: HUD 2D fixo em jogo com projeção em perspectiva

    Mensagem por fabio em Qua 1 Abr - 20:01

    Eu fiz isso mas a projeção do texto/etc. ficou no espaço como se fosse algo lá no meio da cena do jogo... eu acho que o que faltou foi desabilitar o perspective (d3d_set_perspective) pra que o tamanho do draw não sofra alteração em função da posição dele em y

    ...essa é praticamente a 1° vez que eu mexo com 3D no GM... eu não acho ele muito interessante pra isso, e no jogo mesmo a única função foi criar o efeito da câmera, já que a jogabilidade em sí é 2D;


    Ainda não testei isso do perspective, depois vou continuar tentando... se mais alguém ae souber de outro detalhe ou etc. eu agradeço =]

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    Re: HUD 2D fixo em jogo com projeção em perspectiva

    Mensagem por rodrigo1434 em Qui 2 Abr - 19:00

    Crie um novo objeto com o nome obj_hdu, só opção, mas ele deve ser de detph mais negativa -99999 tá bom, dae vc coloca
    Código:
    d3d_set_projection_ortho(0,0,640,480,0)
    draw_text(6, 8, "Escrever")
    Deve funcionar
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    Re: HUD 2D fixo em jogo com projeção em perspectiva

    Mensagem por ArandyIlhay em Sex 30 Abr - 19:36

    eu tambem não sabia essa agora eu sei obrigado

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    Re: HUD 2D fixo em jogo com projeção em perspectiva

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