Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

4 participantes

    Movimento do inimigo

    fe.romao
    fe.romao
    Novato
    Novato


    Número de Mensagens : 3
    Advertencias : 0%

    Reputação Reputação : 0

    Movimento do inimigo Empty Movimento do inimigo

    Mensagem por fe.romao Ter 21 Abr - 15:32

    Boa tarde

    Eu preciso de ajuda por que eu não consigo, fazer um movimento em um personagem não jogavel, o inimigo do jogo , que alias é uma mumia...

    Eu tenho 4 sprtes cada qual com a animação da mumia andando(cima, baixo, esquerda e direita), mas só vou ultilizar dois movimento esquerda, e direita, eu acho que da para entender né, a mumia fica indo de um lado pro outro e o personagem principal tenta passar por ela.
    Dai eu coloco, create intance> start moving right(direita), depois , colision com um bloco, o sprite muda e ela vai na direção contraria, mas é isso que não funciona, eu ate condegui fazer ela ir de um lado pro outro , mas sem a troca de sprites (dai parece aquele passo do michael jackson , que ele anda de costa) ahuauauh, se alguém poder me ajudar eu agradeço.

    Só pra confimar se eu expliquei bem, qu preciso fazer a mumia ao colidir com o bloco(parede), fazer o movimento reverso e mudar o sprite.

    ok
    obrigado
    rodrigo1434
    rodrigo1434
    Admin
    Admin


    Masculino
    Idade : 30
    Número de Mensagens : 782
    Advertencias : 0%

    Reputação Reputação : 14

    Movimento do inimigo Empty Re: Movimento do inimigo

    Mensagem por rodrigo1434 Qua 22 Abr - 9:15

    Bem, isso não é dificil, se vc conseguiu fazer a colisão tá blz,, mas se não, arruma ae
    bem na colisão vc precisa de mascara, para a mumia não ficar grudada, então pegue uma imagem dela e pinta toda a area dela , ou deixa ele mesma pintada, mas tem que ser só uma, ela parada, então renomeie esse sprite para spr_mask
    agora na objeto bloco, deixe ele solido e com um sprite quadrado (tipo a parede mesmo) ^^
    Múmia:
    Agora na múmia no evento create digite
    Código:
    hspeed=4
    //Nada mais é do que o inicio da movimentação, ele irá para a direita

    vamos facilitar, na colisão com a parede ou bloco, coloque em código
    Código:
    hspeed=-hspeed

    //hspeed é a velocidade horizontal, se quizer fazer ela voltar pra cima
    //e pra baixo coloque junto o vspeed=-vspeed
    * bem agora certifique-se que o sprite dela normal é o andando
    * e está virado para a direita
    * e que o sprite está centralizado para fazer isso
    e agora no evento step, coloque:
    Código:
    if hspeed>0
    image_xscale=1
    else
    image_xscale=-1
    // A direção do sprite será para onde estará andando, se maior é para a direita e menor para a esquerda
    simples ^^
    Rafaelm1434
    Rafaelm1434
    Moderador
    Moderador


    Masculino
    Idade : 30
    Número de Mensagens : 260
    Advertencias : 0%

    Reputação Reputação : 1

    Movimento do inimigo Empty Re: Movimento do inimigo

    Mensagem por Rafaelm1434 Qua 22 Abr - 9:39

    :D .....legal

    mas Rodrigo,mostre ai um Nível mais dificil,como uma inimigo para Luta de rua
    estou tentando montar um Jogo mas isso me está deixando louko...me ajuda ai tb

    Valeu!!!!!!!!!!!!!!!
    fe.romao
    fe.romao
    Novato
    Novato


    Número de Mensagens : 3
    Advertencias : 0%

    Reputação Reputação : 0

    Movimento do inimigo Empty movimento

    Mensagem por fe.romao Sex 24 Abr - 10:29

    rodrigo1434 escreveu:Bem, isso não é dificil, se vc conseguiu fazer a colisão tá blz,, mas se não, arruma ae
    bem na colisão vc precisa de mascara, para a mumia não ficar grudada, então pegue uma imagem dela e pinta toda a area dela , ou deixa ele mesma pintada, mas tem que ser só uma, ela parada, então renomeie esse sprite para spr_mask

    Blz rodrigo1434

    Vlw pela ajuda, mas eu não entendi essa parte da mascara, para que serve?
    outra coisa, é que quando ela tem a colisão a imagem é invertida e parece que ela da um salto para frente, ao meu ver deve ser por causa da mascara, eu não entendi muito bem essa parte.

    Se possivel eu queria saber , para fazer o movimento cima/baixo eu coloco vspeed, ok mas se eu der o yscale=1 ele vai ficar de ponta-cabeça e não de costa, então nesse caso teria que aparecer outro sprite, que eu tenho, e como faz isso.Movimento do inimigo FrenteMovimento do inimigo Costas

    Desculpa estou pedindo demais, é por que eu não sei mesmo, se vc puder me ajudar denovo. :?: Wink

    Vlw
    rodrigo1434
    rodrigo1434
    Admin
    Admin


    Masculino
    Idade : 30
    Número de Mensagens : 782
    Advertencias : 0%

    Reputação Reputação : 14

    Movimento do inimigo Empty Re: Movimento do inimigo

    Mensagem por rodrigo1434 Sex 24 Abr - 17:27

    maskara, é uma imagem que servirá para ser a colisão, tipo a colisão da bola é ela mesma( redonda)
    bem, é dificil de explicar mas dá pra entender, vc tem que pegar a imagem do próprio sprite e usar, e no objeto, coloque no evento create
    mask_index= nome_da_mask
    e no caso do salto pra frente deve ser a centralização dos sprites, eles tem estarem iguais, se não haverá
    erro de pósicionamento mesmo ^^
    ArandyIlhay
    ArandyIlhay
    Ocasional
    Ocasional


    Masculino
    Idade : 22
    Número de Mensagens : 325
    Advertencias : 0%

    Habilidade : Movimento do inimigo Gm
    Reputação Reputação : 1

    Movimento do inimigo Empty Re: Movimento do inimigo

    Mensagem por ArandyIlhay Sex 30 Abr - 19:33

    coloca no create do inimigo:

    code: if_x.y_moviment
    move fished:coloque left e right.

    Conteúdo patrocinado


    Movimento do inimigo Empty Re: Movimento do inimigo

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 20:25