Bem esse é um tutorial para se fazer um pause bem rápido e simples que funciona , eu criei esse sisteminha, que de uma forma ou outra pausa seu jogo, vamos à ela:
Vou utilizar 2 objetos, um vai ser o controle, que vc geralmente tem no seu jogo rodando em todas as fases, esse controlador irá criar o objeto que vai pausar, e esse mesmo objeto depois se destroy
No objeto controlador coloque no evento de algum botão que vc queria que pause quando aperte exemplo, enter:
Agora crie o objeto pause com nome obj_pause, no evento create ponha:
E por último no evento draw dele:
Pronto, usando a função show_message deixando a mensagem transparente se obtem o efeito desejado, testem ai, se der aalgum erro comente
Vou utilizar 2 objetos, um vai ser o controle, que vc geralmente tem no seu jogo rodando em todas as fases, esse controlador irá criar o objeto que vai pausar, e esse mesmo objeto depois se destroy
No objeto controlador coloque no evento de algum botão que vc queria que pause quando aperte exemplo, enter:
- Código:
if instance_number(obj_pause)=0
instance_create(0,0,obj_pause)
Agora crie o objeto pause com nome obj_pause, no evento create ponha:
- Código:
message_alpha(0)
alarm[0]=1
- Código:
show_message('Teste')
instance_destroy()
E por último no evento draw dele:
- Código:
draw_set_alpha(0.2)
draw_set_color(c_black)
draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,0)
draw_set_alpha(0.8)
draw_set_color(c_white)
draw_set_halign(fa_center)
draw_text(room_width/2,room_height/2,'Jogo Pausado')
draw_set_alpha(1)
Pronto, usando a função show_message deixando a mensagem transparente se obtem o efeito desejado, testem ai, se der aalgum erro comente