Bom todos sabem o que é TDS né?não? :scratch:
É um estilo de visão do jogo que é de cima chamado de Top Down Shooter
É o meu estilo favorito seguido do plataforma mas isso não vem ao caso
bem aqui vou mostrar a fazer a basico
Pegando os Resources
coloque um som de tiro e nomeie snd_tiro
selecione um sprite de cima de preferencia
um cara com uma arma mas centralize o sprite
e uma bala qualquer vc mesmo pode fazer
Criando os Objetos:
obj_bala
Coloque um sprite de bala no objeto bala
no evento create coloque
obj_player
Coloque um sprite no objeto player
mas coloque o sprite de lado pra direita para que dê certo
a imagem
no evento end step coloque
coloque pra criar uma instancia com direção(aquele icone de lampada com seta vermelha do lado)
coloque pra criar o objeto bala
x = 0
y = 0
speed = 30
direction=image_angle
relative = marque relative para que a bala sai do x y do player
no evento keyboard left (ou algo assim que eu não lembro)
no evento keyboard right
no evento keyboard up
no evento keyboard down
no evento draw(pra dar um charme)o efeito de sombra
pronto seu tds já está estruturado agora cabe a vc montar por completo com efeitos de particulas ,inimigos,IA etc...
É um estilo de visão do jogo que é de cima chamado de Top Down Shooter
É o meu estilo favorito seguido do plataforma mas isso não vem ao caso
bem aqui vou mostrar a fazer a basico
Pegando os Resources
coloque um som de tiro e nomeie snd_tiro
selecione um sprite de cima de preferencia
um cara com uma arma mas centralize o sprite
e uma bala qualquer vc mesmo pode fazer
Criando os Objetos:
obj_bala
Coloque um sprite de bala no objeto bala
no evento create coloque
- Código:
image_angle=direction
sound_play(snd_tiro)
- Código:
instance_destroy()
obj_player
Coloque um sprite no objeto player
mas coloque o sprite de lado pra direita para que dê certo
a imagem
no evento end step coloque
- Código:
image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
coloque pra criar uma instancia com direção(aquele icone de lampada com seta vermelha do lado)
coloque pra criar o objeto bala
x = 0
y = 0
speed = 30
direction=image_angle
relative = marque relative para que a bala sai do x y do player
no evento keyboard left (ou algo assim que eu não lembro)
- Código:
if x>0
x-=4
no evento keyboard right
- Código:
if x<room_width-sprite_width/2
x+=4
no evento keyboard up
- Código:
if y>0
y-=4
no evento keyboard down
- Código:
if y<room_height-sprite_height/2
y+=4
no evento draw(pra dar um charme)o efeito de sombra
- Código:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x+3,y+2,image_xscale+0.1,image_yscale+0.1,
image_angle,c_black,0.3)
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,
image_blend,image_alpha)
pronto seu tds já está estruturado agora cabe a vc montar por completo com efeitos de particulas ,inimigos,IA etc...
Última edição por rodrigo1434 em Seg 21 Jul - 16:40, editado 1 vez(es)