:: Efeitos de Partículas ::
Mais um tuto sobre GM por eu mesmo(Rodrigo Mendes) :D
-Na hora dos efeitos...
Na hora dos efeitos o que vc pensa?, vou usar o padrão mesmo é mais fácil, ou não sei fazer isso, vou deixar sem os efeitos ....
Bem isso é uma dúvida de vários programadores do Gm, por terem a opção pré-programada, não se esforça para aprender sistemas de partículas.
-Rodrigo!, é difícil?
Não, se vc sabe fazer um jogo e sabe a GML o básico vai aprender, vejam
-Criando efeito de explosão :atomico: :
Primeiro vc vai ter que dar os dados da partícula,exemplo:
gravidade, velocidade, vida, alpha, direção, image_angle(orientação), modo blend(muito usado), shape (imagem padrão ou pode usar um sprite),cor entre várias opções de partículas
Tá começando...
No evento create crie o sistema,particula e o emitter :
no evento room_end
Pronto! (ufa terminei)....
Vc já vai poder criar seu efeito de particula ou vejam esse tuto em ingles
bem gente se tiver ruim eu num sei porque eu estou
só escrevendo e num testei nada,qualquer erro(a explosão acaba rápido etcc)
comentem ae blzz, vc pode usar sem direitos autorais meus
FLww
:D
Mais um tuto sobre GM por eu mesmo(Rodrigo Mendes) :D
-Na hora dos efeitos...
Na hora dos efeitos o que vc pensa?, vou usar o padrão mesmo é mais fácil, ou não sei fazer isso, vou deixar sem os efeitos ....
Bem isso é uma dúvida de vários programadores do Gm, por terem a opção pré-programada, não se esforça para aprender sistemas de partículas.
-Rodrigo!, é difícil?
Não, se vc sabe fazer um jogo e sabe a GML o básico vai aprender, vejam
-Criando efeito de explosão :atomico: :
Primeiro vc vai ter que dar os dados da partícula,exemplo:
gravidade, velocidade, vida, alpha, direção, image_angle(orientação), modo blend(muito usado), shape (imagem padrão ou pode usar um sprite),cor entre várias opções de partículas
Tá começando...
No evento create crie o sistema,particula e o emitter :
- Código:
ps=part_system_create()
pt=part_type_create()
part_type_shape(pt,pt_shape_explosion) // selecionando o shape
part_type_alpha2(pt,0.8,0) //a alpha vai começar com 0.8 a vai até o 0
part_type_blend(pt,true) // ativa o modo blend adicionando
part_type_life(pt,20,50) // vida randomizada da particula, uso 60 fps
part_type_speed(pt,5,10,0,-0.1) //ajusta a velo e junto o ''friction'' tambem '-1'
part_type_direction(pt,0,360,0,0) // direção da particula vai para todos os lados
part_type_orientation(pt,0,360,0,0,0) // a ''image_angle'' das particulas
part_type_size(pt,1,3,0.1,0)
em=part_emitter_create(ps) //cria o emitter
part_emitter_region( ps,em,x,x,y,y,ps_shape_rectangle,ps_distr_linear)//região
part_emitter_burst(ps,em,pt,20) //cria o efeito de explosão
no evento room_end
- Código:
part_system_destroy(ps)
part_type_destroy(pt)
part_emitter_destroy_all(ps)
Pronto! (ufa terminei)....
Vc já vai poder criar seu efeito de particula ou vejam esse tuto em ingles
bem gente se tiver ruim eu num sei porque eu estou
só escrevendo e num testei nada,qualquer erro(a explosão acaba rápido etcc)
comentem ae blzz, vc pode usar sem direitos autorais meus
FLww
:D