Começando no GML, bem o gml é parecido com o C++, por tanto se dominar a arte do GML terá mais facilidade com o C++ ^^. Bem sempre tem alguem q pergunta
-Rodrigo !!! onde eu escrevo isso!!!
Bem, use a ação do papelzinho que estara na aba controle
Usando IFs:
Você pode usa-lo para muitas coisas, é o checar, tipo checando sua variavel, se ela for igual ou maior que 200 então a variavel é tempo, dae o jogo acaba (sai do jogo)
if tempo>=200
game_end()
--Tradução--
se tempo for maior ou igual a 200
sai do jogo
Isso é fácil, vc pode checar qualquer variavel, com qualquer valor e fazer acontecer algo
Acontecendo várias coisas só com um if:
Bem é o mesmo do de cima, mas antes vc coloca as chaves
if tempo>=200 {
sound_play(snd_boom)
game_end()}
Se tempo for maior ou igual a 200{
toca um som ''snd_boom''
e sai do jogo}
Você pode colocar varias ações dentro das chaves
Variaveis:
Variaveis são nomes que tem valores, como? exemplo
image_xscale=1
A escala do seu sprite é 1, se vc coloca image_xscale=3 no evento Create
vc vai deixar seu sprite esticado na horizontal
Outras variaveis q vc pode testar no seu sprite
image_blend coloque um valor compativel exemplo c_white, c_red,c_blue,c_purple etc
image_xscale escala horizontal
image_yscale escala vertical
image_angle angulo da image, 0 é normal
image_alpha transparencia , o padrão é 1 (que é opaco) e 0 (invisivel) teste 0.5
image_index se seu sprite for gif com várias imagens vc pode escolher a imagem
Entre outros
room_speed velocidade atual da room, o padrão é 30 mude para 90 ou 10 para ver o efeito
Vc pode colocar esses valores no evento create q é padrão para isso (declarar)
-Rodrigo !!! onde eu escrevo isso!!!
Bem, use a ação do papelzinho que estara na aba controle
Usando IFs:
Você pode usa-lo para muitas coisas, é o checar, tipo checando sua variavel, se ela for igual ou maior que 200 então a variavel é tempo, dae o jogo acaba (sai do jogo)
if tempo>=200
game_end()
--Tradução--
se tempo for maior ou igual a 200
sai do jogo
Isso é fácil, vc pode checar qualquer variavel, com qualquer valor e fazer acontecer algo
Acontecendo várias coisas só com um if:
Bem é o mesmo do de cima, mas antes vc coloca as chaves
if tempo>=200 {
sound_play(snd_boom)
game_end()}
Se tempo for maior ou igual a 200{
toca um som ''snd_boom''
e sai do jogo}
Você pode colocar varias ações dentro das chaves
Variaveis:
Variaveis são nomes que tem valores, como? exemplo
image_xscale=1
A escala do seu sprite é 1, se vc coloca image_xscale=3 no evento Create
vc vai deixar seu sprite esticado na horizontal
Outras variaveis q vc pode testar no seu sprite
image_blend coloque um valor compativel exemplo c_white, c_red,c_blue,c_purple etc
image_xscale escala horizontal
image_yscale escala vertical
image_angle angulo da image, 0 é normal
image_alpha transparencia , o padrão é 1 (que é opaco) e 0 (invisivel) teste 0.5
image_index se seu sprite for gif com várias imagens vc pode escolher a imagem
Entre outros
room_speed velocidade atual da room, o padrão é 30 mude para 90 ou 10 para ver o efeito
Vc pode colocar esses valores no evento create q é padrão para isso (declarar)