Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+2
Eskyz
rodrigo1434
6 participantes

    Super Lição de Gráfico

    rodrigo1434
    rodrigo1434
    Admin
    Admin


    Masculino
    Idade : 30
    Número de Mensagens : 782
    Advertencias : 0%

    Reputação Reputação : 14

    Super Lição de Gráfico Empty Super Lição de Gráfico

    Mensagem por rodrigo1434 Sex 3 Abr - 15:01

    Lição de Gráfico:
    Gráfico é tudo que é visível em seu jogo, ou seja tudo, o visual do seu jogo é uma arma poderosa,
    que infulencia todos a jogar seu jogo, exemplo, quando há um foto da capa de um jogo ou uma capa
    de revista na banca, você logicamente irá escolher aquele que for mais chamativo, mais
    elaborado, melhor desing, fotos legais enfim, a parte gráfica chama a atenção mesmo.
    Em seu jogo você dispõe de resources gráficos do Game Maker que são, sprites e backgrounds.
    Nele são adicionados seus sprites e fundos, texturas etc, mas há outros jeito de melhorar seu visual
    sem ser por sprites bem feitos e texturas bem pintadas, que são partículas.
    Partículas são efeitos programados, que ao serem executados, tomam formas, destinos, velocidades,
    cores, alpha, tamanho, shapes diferentes, ao um bom caso para usar é um exemplo de explosão, é
    mais fácil criar um sistema de partículas para o efeito, do que desenhar suas imagens, além da perda de
    tempo, sempre haverá algumas falhas, mas não vamos entrar muito em detalhes com partículas, mas sim
    no geral, efeitos, e visual.
    Bem, indo ao assunto, num caso de um jogo, eu me preocupo muito mesmo com o visual, minha prioridade
    máxima, com isso conto com algumas manhãs, armas, ferramentas, experiêcia, códigos entre outros,
    para cada caso há um jeito, no qual em um mesmo efeito pode ser aplicada várias maneiras de efeitos,
    como será a explosão?
    Com Cel-Shading?
    De cima?
    De lado com gravidade?
    Um sprite?
    ha.... não vou fazer.
    Essas alternativas são banais, procure focalizar no contexto do seu jogo, uma explosão de partículas em modo
    aditivo em um jogo com estilo cel-shading, não pega bem, então veja o jogo inteiro.
    Dicas para abusar dos efeitos, no Game Maker:
    Como isso é um pouco complexo, estude e faça elas funcionarem a seu favor, porque você é o programador,
    e não deverá ficar com dor de cabeça com relação a isso.

    Modos aditivos são muito bem vindos a qualquer caso,não todos, mas em maioria, você pode tanto desenhar um sprite
    em modo aditivo quanto em outros modos e com vários outros shapes,exemplo: um circulo com cor gradiente, dando a impressão
    de luz, veja algumas funções do draw, que em muitos casos eu uso muito, para lhe ajudar, você pode misturar tudo, desenhar uma
    luz no modo negativo, com linhas que vão do mouse até o seu inverso, ou um polígono texturizado com transparência 0.5, enfim várias
    coisas, para ver todas as funções com draw no começo digite draw_ no na função de papel.
    Use variáveis de sprites,backgrounds para te ajudar, use muito isso:
    sprite_index = seu sprite atual
    image_index = imagem atual do seu sprite que começa no 0
    image_xscale = escala vertical do seu sprite, 1 é o padrão
    image_yscale = escala horizontal do sprite, 1 é padrão
    image_angle = angulo do sprite, 0 é o padrão, sendo 90 o angulo para cima, use com seu sprite padrão virado para a direita
    image_blend = é a sua coloração, use com um sprite braqueado, e altere o valor do image_blend, use as constantes de cor,começam com c_
    image_alpha = transparência de sprite, 1 padrão, 0.5 semi-transparente, e 0 invisível
    image_single = imagem unica, se colocar como 1 ela será a segundo imagem, estática
    image_speed = velocidade da animação, 1 é o padrão, 0.5 velocidade reduzida e 0 sem animação
    depth = camada, exemplo se sua mira for -200 de depth e o fantasma em baixo for 0, a mira estará em cima do fantasma, depth negativo é superior
    sprite_width = caso queira calcular a largura do seu sprite, use-a
    sprite_height = caso queira calcular a altura do seu sprite, use-a
    Exemplos:
    desenhar luz:
    Código:

    draw_set_blend_mode(bm_add)
    draw_circle_color(x,y,100,c_white,c_black,0)
    draw_set_blend_mode(bm_normal)
    desenhar linhas randomizadas:
    Código:

    repeat(20)
    draw_line(random(room_width),random(room_height),random(room_width),random(room_height))
    desenhar botões:
    Código:

    draw_set_color(c_white)
    draw_button(mouse_x-32,mouse_y-16,mouse_x+32,mouse_y+16,choose(0,1))
    desenhar textos com sombra, use com script tambem para facilitar:
    Código:

    draw_set_color(c_white)
    draw_text(x,y,'Game Maker')
    draw_set_color(c_black)
    draw_set_alpha(0.5)
    draw_text(x+5,y+5,'Game Maker')
    Há muitas variaveis e funções que podem te ajudar, pesquise-as, escreva, sprite,image, no lugar do código, estude outras funções
    entre outras coisas, sempre irá te ajudar.
    Bye ! See you later.
    Eskyz
    Eskyz
    Membro
    Membro


    Número de Mensagens : 57
    Advertencias : 0%

    Reputação Reputação : 1

    Super Lição de Gráfico Empty Re: Super Lição de Gráfico

    Mensagem por Eskyz Sex 3 Abr - 15:58

    Muito bom rodrigo1434! Os gráficos são muito importante mesmo nos jogos, e tenho certeza que esse tuto vai ajudar muita gente (inclusive a mim)!

    Abraços
    Sonic3000
    Sonic3000
    Ocasional
    Ocasional


    Masculino
    Idade : 27
    Número de Mensagens : 231
    Advertencias : 20%

    Reputação Reputação : -1

    Super Lição de Gráfico Empty Re: Super Lição de Gráfico

    Mensagem por Sonic3000 Sex 3 Jul - 20:37

    cara deu preguiça de ler tudo ainda mais q tow com 38 de febre mais vlw( o mais importante eu li)XDflw
    patoki
    patoki
    Novato
    Novato


    Número de Mensagens : 15
    Advertencias : 0%

    Reputação Reputação : 0

    Super Lição de Gráfico Empty Re: Super Lição de Gráfico

    Mensagem por patoki Sáb 4 Jul - 8:36

    Belo tuto, realmente os fráficos são bastante importantes, aminha maior dificuldade é criar os sprites...
    Rafaelm1434
    Rafaelm1434
    Moderador
    Moderador


    Masculino
    Idade : 30
    Número de Mensagens : 260
    Advertencias : 0%

    Reputação Reputação : 1

    Super Lição de Gráfico Empty Re: Super Lição de Gráfico

    Mensagem por Rafaelm1434 Dom 5 Jul - 19:46

    Cada um tem uma dificuldade,se naum tivesse elas naum
    teria graça de fazer nada...


    EU tenho bastante...kkkk,boa dica em Rodrigo :D

    Flww gente
    ArandyIlhay
    ArandyIlhay
    Ocasional
    Ocasional


    Masculino
    Idade : 22
    Número de Mensagens : 325
    Advertencias : 0%

    Habilidade : Super Lição de Gráfico Gm
    Reputação Reputação : 1

    Super Lição de Gráfico Empty Re: Super Lição de Gráfico

    Mensagem por ArandyIlhay Dom 25 Abr - 21:19

    legal rodrigo

    Conteúdo patrocinado


    Super Lição de Gráfico Empty Re: Super Lição de Gráfico

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 6:30