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    Mensagem por rodrigo1434 Sáb 19 Jul - 10:04

    Bom todos sabem o que é TDS né?não? :scratch:
    É um estilo de visão do jogo que é de cima chamado de Top Down Shooter
    É o meu estilo favorito seguido do plataforma mas isso não vem ao caso
    bem aqui vou mostrar a fazer a basico

    Pegando os Resources

    coloque um som de tiro e nomeie snd_tiro
    selecione um sprite de cima de preferencia
    um cara com uma arma mas centralize o sprite
    e uma bala qualquer vc mesmo pode fazer

    Criando os Objetos:


    obj_bala

    Coloque um sprite de bala no objeto bala
    no evento create coloque

    Código:
    image_angle=direction
    sound_play(snd_tiro)
    no evento outside room

    Código:
    instance_destroy()



    obj_player

    Coloque um sprite no objeto player
    mas coloque o sprite de lado pra direita para que dê certo
    a imagem
    no evento end step coloque

    Código:
    image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
    no evento global mouse left button pressed

    coloque pra criar uma instancia com direção(aquele icone de lampada com seta vermelha do lado)
    coloque pra criar o objeto bala
    x = 0
    y = 0
    speed = 30
    direction=image_angle
    relative = marque relative para que a bala sai do x y do player

    no evento keyboard left (ou algo assim que eu não lembro)

    Código:
    if x>0
    x-=4

    no evento keyboard right

    Código:
    if x<room_width-sprite_width/2
    x+=4

    no evento keyboard up

    Código:
    if y>0
    y-=4

    no evento keyboard down

    Código:
    if y<room_height-sprite_height/2
    y+=4

    no evento draw(pra dar um charme)o efeito de sombra

    Código:
    draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x+3,y+2,image_xscale+0.1,image_yscale+0.1,
    image_angle,c_black,0.3)

    draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,
    image_blend,image_alpha)

    pronto seu tds já está estruturado agora cabe a vc montar por completo com efeitos de particulas ,inimigos,IA etc...


    Última edição por rodrigo1434 em Seg 21 Jul - 16:40, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por dumetal Sáb 19 Jul - 18:34

    Iae rodrigo1434! Ótima matéria! Eu só não entendi esse código:
    "if y<room_height-sprite_height/2"
    Se você pudesse comentá-lo ficaria melhor...
    E no código para esquerda ao invés de estar um 0 está um o...
    Valeu!
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    Mensagem por rodrigo1434 Dom 20 Jul - 13:36

    nesse codigo
    checa se o personagem está dentro da sala pra poder sandar pra cima
    tipo
    checa se
    altura dele for maior que 0+altura do sprite dividido por dois(hotspot da imagem está no centro logo o centro é sprite_height(altura do sprite) dividido por dois

    ou seja ele naum sai da sala

    e quanto ao zero foi falha minha

    lol!
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    Mensagem por dumetal Dom 20 Jul - 14:38

    Ah!! Agora entendi xD
    Valeu!
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    Mensagem por rodrigo1434 Dom 20 Jul - 14:38

    é meio cumplicado né
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    Mensagem por LucasMan Seg 21 Jul - 14:48

    Ótima matéria rodrigo :D vou adcionar nos tutos de gm no meu forum :P ...
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    Mensagem por rodrigo1434 Seg 21 Jul - 16:39

    okey pode add
    aleluia vc colocou um avatar né :scratch:
    lol!
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    Mensagem por ArandyIlhay Dom 25 Abr - 21:36

    boa materia rodrigo

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