Introdução:
Essa é a continuação do Tutorial Criando seu Primeiro Jogo Parte 1.
Boa aprendizagem!
Capítulo 2 - Frames
Agora vamos criar os frames do
seu jogo. Bem, vamos utilizar 3 Frames. Ou seja, crie mais 2 frames no
StoryBoard Editor ok? O Frame 1 será o Menu; O Frame 2 o Jogo e o Frame
3 a Tela Final.
Então, é só isso nesse capítulo - Crie 3 Frames.
Capítulo 3 - O Frame 1: Seus Eventos e Elementos
Bem, primeiro, usaremos o Level Editor. Agora, lembra como inserir um novo objeto? Pois é, insira um novo objeto, chamado String.
String é um Objeto de texto. Escreva nele o título do jogo (para mudar
o texto da String, clique duas vezes RAPIDAMENTE sobre a String).
Então, lembra onde tem do lado do Level Editor aquela barrinha de
propriedades? Pois é, os Strings também tem uma (todo objeto tem uma).
Vá no ícone de um A, e onde tem escrito Font,
é onde você escolhe a fonte. Escolha um tamanho, uma fonte, uma cor,
sei lá, você que sabe! Depois, é só aumenta a Área de Texto da String.
Para aumentar a Área de Texto da String (na String, aumenta a área de
Texto, em BackDrops e Active Objects, aumenta o tamanho deles), clique
uma vez sobre o objeto (no caso a String), e 2 segundos depois, clique
novamente. Agora é só alterar o tamanho!
Certo, agora cria outra
string, e faça o mesmo que fez na String de antes. Só que agora,
escreva nessa String o seguinte: "Pressione ENTER para Jogar" (sem as
aspas).
Pronto, fez? Agora vamos para o Event Editor.
No Event Editor, adicione uma condição. Escolha a categoria do Teclado e Mause, e escolha a seguinte condição:
The Keyboard > Upon Pressing a Key
E então, aperte a tecla ENTER. Certo, agora, nos eventos, na Categoria do Cavalo e Xadrez, escolha o Evento:
Next frame
Deve ter ficado assim:
Ok, certo... Tudo bem até agora. Agora vamos para o próximo Frame.
Capítulo 4 - Frame do Jogo: Elementos e Eventos
Esse
é um capítulo um tanto pequeno (Graças a Deus!). Bem, lembra da Lib?
Então, coloque no Level Editor do Frame, um Active Object que será o
Personagem. Defina pra ele o movimento Platform. Coloque também, outro Active Object, porém, esse será o item que levará para a próxima fase. Nele, deixe Static mesmo. E por fim, adicione os BackDrops e defina como Obstacles
(vai por mim, Obstacle é melhor que Platform). No Active Object do
Personagem, no Ícone do Boneco Azul, você também define as opções do
Movimento. Ai vai minha dica pro Movimento de Plataforma:
Gravity: Coloque 20
Strength: Coloque 60
Ok, pronto, movimento legal. Agora, vamos aos eventos.
Adicione uma condição. Nela, vá na Categoria do Ícone do Active Object do seu Personagem. Coloque a seguinte condição:
Collisions > Backdrop
E no Evento, a categoria é a do personagem. Coloque este Evento:
Movement > Stop
Ok, tá feito. Agora vamos fazer ele não passar das Bordas.
Adicione outra condição, e vá na Categoria do Personagem novamente. Agora, adicione a condição:
Position > Test Position of "Nome Do Active Object do Personagem".
Então, seleciona as setas: Para Cima, Para Esquerda, Para Direita. Vai ficar assim:
No evento, na categoria do Personagem, coloque novamente:
Movement > Stop
Agora, repita esse último passo. Só que dessa vez, selecione apenas a seta: Para Baixo. Vai ficar assim:
E no Evento, vá na Categoria do Cavalo e Xadrez, e coloque este evento:
Restart the current frame
Prontinho. Agora, o personagem se meche, não sai da tela, e quando cai em um buraco, reinicia a fase.
Agora, na Categoria do Personagem, adicione esta condição:
Collisions > Another object
E selecione o Active Object que levará o personagem ao próximo nível, e clique em OK.
E nesta condição, coloque o evento da Categoria Cavalo e Xadrez:
Next frame
Isto fará com que ao colidir com o Objeto que levará para o próximo nível, ele vá para o próximo nível
Ok, agora vamos para a última condição e evento... Na Categoria Dois Computadores, coloque esta condição:
Always
E nesta condição, coloque este evento que se encontra na categoria Cavalo e Xadrez:
Scrollings > Center window position in frame
E então, marque a opção Relative to, escolha o Active Object do personagem, clique em OK, e em X, coloque 0. Em Y coloque 0 também. Vai ficar assim:
Isso fará com que, se você alterou o tamanho do Frame, a tela SEMPRE siga o personagem.
Capítulo 5 - Frame Final: Elementos e Eventos
Certo, este é o mais simples... Coloque um String dizendo: "Você finalizou o jogo! Parabéns!" (sem as aspas)
E outra String: "Aperte ESC para finalizar o jogo" (sem as aspas)
Agora, vamos ao Event Editor, novamente...
Adicione uma nova Condição, novamente na Categoria de Teclado e Mouse, e nela coloque a condição:
The Keyboard > Upon pressign a key
E pressione a tecla ESC.
No evento, na categoria do Cavalo e Xadrez, coloque o seguinte Evento:
End the application
Pronto, o jogo tá pronto cara! Seu primeiro jogo! Agora, é só criar o executável:
Vá em:
File > Build > Application
E salve o executável!
Trecho retirado da falecida Gaming Brasil:
Uh, mas cadê os mapas, inimigos, chefões?
Se eu fizesse uma matéria completa, explicando tudo isso, ela ficaria muito grande, e deixaria a matéria ilegível.
Link para Baixar o Arquivo de Exemplo:
Download: MediaFire
Agora, como Prometi, a Legenda das Categorias de Eventos e Condições:
Condições:
- Cavalo e Xadrez
- Teclado e Mouse
- Dois Computadores
Eventos:
- Cavalo e Xadrez
- Teclado e Mouse
Demorou um bucado hein? Tutorial 100% by me \o/
Essa é a continuação do Tutorial Criando seu Primeiro Jogo Parte 1.
Boa aprendizagem!
Capítulo 2 - Frames
Agora vamos criar os frames do
seu jogo. Bem, vamos utilizar 3 Frames. Ou seja, crie mais 2 frames no
StoryBoard Editor ok? O Frame 1 será o Menu; O Frame 2 o Jogo e o Frame
3 a Tela Final.
Então, é só isso nesse capítulo - Crie 3 Frames.
Capítulo 3 - O Frame 1: Seus Eventos e Elementos
Bem, primeiro, usaremos o Level Editor. Agora, lembra como inserir um novo objeto? Pois é, insira um novo objeto, chamado String.
String é um Objeto de texto. Escreva nele o título do jogo (para mudar
o texto da String, clique duas vezes RAPIDAMENTE sobre a String).
Então, lembra onde tem do lado do Level Editor aquela barrinha de
propriedades? Pois é, os Strings também tem uma (todo objeto tem uma).
Vá no ícone de um A, e onde tem escrito Font,
é onde você escolhe a fonte. Escolha um tamanho, uma fonte, uma cor,
sei lá, você que sabe! Depois, é só aumenta a Área de Texto da String.
Para aumentar a Área de Texto da String (na String, aumenta a área de
Texto, em BackDrops e Active Objects, aumenta o tamanho deles), clique
uma vez sobre o objeto (no caso a String), e 2 segundos depois, clique
novamente. Agora é só alterar o tamanho!
Certo, agora cria outra
string, e faça o mesmo que fez na String de antes. Só que agora,
escreva nessa String o seguinte: "Pressione ENTER para Jogar" (sem as
aspas).
Pronto, fez? Agora vamos para o Event Editor.
No Event Editor, adicione uma condição. Escolha a categoria do Teclado e Mause, e escolha a seguinte condição:
The Keyboard > Upon Pressing a Key
E então, aperte a tecla ENTER. Certo, agora, nos eventos, na Categoria do Cavalo e Xadrez, escolha o Evento:
Next frame
Deve ter ficado assim:
Ok, certo... Tudo bem até agora. Agora vamos para o próximo Frame.
Capítulo 4 - Frame do Jogo: Elementos e Eventos
Esse
é um capítulo um tanto pequeno (Graças a Deus!). Bem, lembra da Lib?
Então, coloque no Level Editor do Frame, um Active Object que será o
Personagem. Defina pra ele o movimento Platform. Coloque também, outro Active Object, porém, esse será o item que levará para a próxima fase. Nele, deixe Static mesmo. E por fim, adicione os BackDrops e defina como Obstacles
(vai por mim, Obstacle é melhor que Platform). No Active Object do
Personagem, no Ícone do Boneco Azul, você também define as opções do
Movimento. Ai vai minha dica pro Movimento de Plataforma:
Gravity: Coloque 20
Strength: Coloque 60
Ok, pronto, movimento legal. Agora, vamos aos eventos.
Adicione uma condição. Nela, vá na Categoria do Ícone do Active Object do seu Personagem. Coloque a seguinte condição:
Collisions > Backdrop
E no Evento, a categoria é a do personagem. Coloque este Evento:
Movement > Stop
Ok, tá feito. Agora vamos fazer ele não passar das Bordas.
Adicione outra condição, e vá na Categoria do Personagem novamente. Agora, adicione a condição:
Position > Test Position of "Nome Do Active Object do Personagem".
Então, seleciona as setas: Para Cima, Para Esquerda, Para Direita. Vai ficar assim:
No evento, na categoria do Personagem, coloque novamente:
Movement > Stop
Agora, repita esse último passo. Só que dessa vez, selecione apenas a seta: Para Baixo. Vai ficar assim:
E no Evento, vá na Categoria do Cavalo e Xadrez, e coloque este evento:
Restart the current frame
Prontinho. Agora, o personagem se meche, não sai da tela, e quando cai em um buraco, reinicia a fase.
Agora, na Categoria do Personagem, adicione esta condição:
Collisions > Another object
E selecione o Active Object que levará o personagem ao próximo nível, e clique em OK.
E nesta condição, coloque o evento da Categoria Cavalo e Xadrez:
Next frame
Isto fará com que ao colidir com o Objeto que levará para o próximo nível, ele vá para o próximo nível
Ok, agora vamos para a última condição e evento... Na Categoria Dois Computadores, coloque esta condição:
Always
E nesta condição, coloque este evento que se encontra na categoria Cavalo e Xadrez:
Scrollings > Center window position in frame
E então, marque a opção Relative to, escolha o Active Object do personagem, clique em OK, e em X, coloque 0. Em Y coloque 0 também. Vai ficar assim:
Isso fará com que, se você alterou o tamanho do Frame, a tela SEMPRE siga o personagem.
Capítulo 5 - Frame Final: Elementos e Eventos
Certo, este é o mais simples... Coloque um String dizendo: "Você finalizou o jogo! Parabéns!" (sem as aspas)
E outra String: "Aperte ESC para finalizar o jogo" (sem as aspas)
Agora, vamos ao Event Editor, novamente...
Adicione uma nova Condição, novamente na Categoria de Teclado e Mouse, e nela coloque a condição:
The Keyboard > Upon pressign a key
E pressione a tecla ESC.
No evento, na categoria do Cavalo e Xadrez, coloque o seguinte Evento:
End the application
Pronto, o jogo tá pronto cara! Seu primeiro jogo! Agora, é só criar o executável:
Vá em:
File > Build > Application
E salve o executável!
Trecho retirado da falecida Gaming Brasil:
Uh, mas cadê os mapas, inimigos, chefões?
Se eu fizesse uma matéria completa, explicando tudo isso, ela ficaria muito grande, e deixaria a matéria ilegível.
Link para Baixar o Arquivo de Exemplo:
Download: MediaFire
Agora, como Prometi, a Legenda das Categorias de Eventos e Condições:
Condições:
- Cavalo e Xadrez
- Teclado e Mouse
- Dois Computadores
Eventos:
- Cavalo e Xadrez
- Teclado e Mouse
Demorou um bucado hein? Tutorial 100% by me \o/