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    Tutorial Counters

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    Tutorial Counters Empty Tutorial Counters

    Mensagem por Eskyz Sex 27 Fev - 10:39

    Tutorial Counters

    Nível: Iniciante
    Programas Utilizados: Multimedia Fusion 1, Multimedia Fusion 2, Multimedia Fusion Express e The Games Factory

    Sobre o Tutorial:

    Fiz
    esse tutorial para os novatos que estão começando a mecher no
    Multimedia Fusion 1, no Multimedia Fusion 2, no Express e no The Games
    Factory. Nesse tutorial vamos aprender o básico sobre os Counters

    Introdução:

    Counters
    são uma função do The Games Factory, Multimedia Fusion e Multimedia
    Fusion 2. Básicamente são "Contadores" que com bastante criatividade e
    experiência podem ajudar inclusive a criar um jogo isométrico. Um bom
    exemplo de que o Counter fez bonito foi na engine de Jogo Isométrico do
    STALTZ. Você pode fazer o seu Counter ser desde um simples contador de
    tempo, até uma informação PRECISA da posição atual do jogador (no jogo,
    claro)

    Como os uso?

    Insira um novo objeto e selecione a opção "Counter". Simples não?!

    Aparência:

    O
    Counter pode aparecer de 6 formas diferentes em um jogo. (Hidden,
    Numbers, Vertical Bar, Horizontal Bar, Animation e Text). Agora vamos
    saber como o counter fica em cada uma delas...

    Hidden: Faz o Counter não aparecer no jogo

    Numbers: Exibe o Counter em forma de números que PODEM ser editados

    Vertical Bar:
    Exibe o Counter em forma de uma barra vertical com Degradê. Bem, se
    selecionar nas duas cores a mesma cor, não será mais um Degradê, né...

    Horizontal Bar: A mesma coisa que a Vertical Bar, porém a barra não é vertical, mas sim horizontal

    Animation: Faz o Counter aparecer no jogo em forma de uma animação

    Text: Faz o Counter aparecer em forma de texto. É a mesma coisa que o Numbers, porém não é possível editar os números nessa opção

    Valores:

    O
    Counter tem três valores: Initial Value (Valor Inicial), Minimum Value
    (Valor Mínimo) e Maximum Value (Valor Máximo). Esses valores podem ser
    editados nas propriedades do Counter

    Enquanto Isso no Event Editor:

    Enquanto
    o Counter tem todas essas funções no LEVEL EDITOR, ele é ainda MAIS
    funcional no Event Editor. A partir de agora, conheceremos todas as
    funções dos Counters. Claro, apenas as funções EXCLUSIVAS. Porque se
    formos botar aqui também o que fazem as colisões, etc, que tem em
    qualquer objeto, vamos perder muito tempo sem motivo nenhum, já que
    esse tutorial não é destinado a isso

    Condições:

    Text > Is font bold? - Se a fonte estiver em Negrito...

    Text > Is font italic? - Se a fonte estiver em Itálico

    Text > Is font underlined? - Se a fonte estiver sublinhada...

    Text > Is font strikeout? - Se a fonte estiver riscada...

    Eventos:
    P.S.: Aonde tiver (?) significa que é você que escolhe...

    Text > Set font name - ...a fonte faz escrever a expressão (?)

    Text > Set font size - ...o tamanho da fonte irá mudar para (?)

    Text > Set bold - ...o texto ficará em Negrito

    Text > Set italic - ...o texto ficará em Itálico

    Text > Set underlined - ...o texto ficará sublinhado

    Text > Set strikeout - ...o texto ficará riscado

    Text > Set text color - ...a cor do texto irá mudar para (?)

    Set Counter - ...o counter vai mudar de valor para (?)

    Add to Counter - ...vai adicionar (?) ao Counter

    Subtract from Counter - ...vai subtrair (?) do Counter

    Set minimum value - ...o valor mínimo do Counter vai mudar para (?)

    Set maximum value - ...o valor máximo do Counter vai mudar para (?)

    Possibilidades:

    Com
    criatividade e experiência é possível fazer coisas fantásticas com
    Counters. Sistemas de dinheiro, sistema de níveis, sistema de precisar
    da chave para abrir a porta, e muito mais! Para ter uma idéia, um tiro
    carregado que nem o do Megaman X, pode ser feito com counters.

    Finalizando:

    Bem galerinha, aqui eu acabo esse tutorial sobre Counters. Espero que tenham gostado e até a próxima!

    Abraços!

      Data/hora atual: Sex 29 Mar - 3:11