Tutorial Counters
Nível: Iniciante
Programas Utilizados: Multimedia Fusion 1, Multimedia Fusion 2, Multimedia Fusion Express e The Games Factory
Sobre o Tutorial:
Fiz
esse tutorial para os novatos que estão começando a mecher no
Multimedia Fusion 1, no Multimedia Fusion 2, no Express e no The Games
Factory. Nesse tutorial vamos aprender o básico sobre os Counters
Introdução:
Counters
são uma função do The Games Factory, Multimedia Fusion e Multimedia
Fusion 2. Básicamente são "Contadores" que com bastante criatividade e
experiência podem ajudar inclusive a criar um jogo isométrico. Um bom
exemplo de que o Counter fez bonito foi na engine de Jogo Isométrico do
STALTZ. Você pode fazer o seu Counter ser desde um simples contador de
tempo, até uma informação PRECISA da posição atual do jogador (no jogo,
claro)
Como os uso?
Insira um novo objeto e selecione a opção "Counter". Simples não?!
Aparência:
O
Counter pode aparecer de 6 formas diferentes em um jogo. (Hidden,
Numbers, Vertical Bar, Horizontal Bar, Animation e Text). Agora vamos
saber como o counter fica em cada uma delas...
Hidden: Faz o Counter não aparecer no jogo
Numbers: Exibe o Counter em forma de números que PODEM ser editados
Vertical Bar:
Exibe o Counter em forma de uma barra vertical com Degradê. Bem, se
selecionar nas duas cores a mesma cor, não será mais um Degradê, né...
Horizontal Bar: A mesma coisa que a Vertical Bar, porém a barra não é vertical, mas sim horizontal
Animation: Faz o Counter aparecer no jogo em forma de uma animação
Text: Faz o Counter aparecer em forma de texto. É a mesma coisa que o Numbers, porém não é possível editar os números nessa opção
Valores:
O
Counter tem três valores: Initial Value (Valor Inicial), Minimum Value
(Valor Mínimo) e Maximum Value (Valor Máximo). Esses valores podem ser
editados nas propriedades do Counter
Enquanto Isso no Event Editor:
Enquanto
o Counter tem todas essas funções no LEVEL EDITOR, ele é ainda MAIS
funcional no Event Editor. A partir de agora, conheceremos todas as
funções dos Counters. Claro, apenas as funções EXCLUSIVAS. Porque se
formos botar aqui também o que fazem as colisões, etc, que tem em
qualquer objeto, vamos perder muito tempo sem motivo nenhum, já que
esse tutorial não é destinado a isso
Condições:
Text > Is font bold? - Se a fonte estiver em Negrito...
Text > Is font italic? - Se a fonte estiver em Itálico
Text > Is font underlined? - Se a fonte estiver sublinhada...
Text > Is font strikeout? - Se a fonte estiver riscada...
Eventos:
P.S.: Aonde tiver (?) significa que é você que escolhe...
Text > Set font name - ...a fonte faz escrever a expressão (?)
Text > Set font size - ...o tamanho da fonte irá mudar para (?)
Text > Set bold - ...o texto ficará em Negrito
Text > Set italic - ...o texto ficará em Itálico
Text > Set underlined - ...o texto ficará sublinhado
Text > Set strikeout - ...o texto ficará riscado
Text > Set text color - ...a cor do texto irá mudar para (?)
Set Counter - ...o counter vai mudar de valor para (?)
Add to Counter - ...vai adicionar (?) ao Counter
Subtract from Counter - ...vai subtrair (?) do Counter
Set minimum value - ...o valor mínimo do Counter vai mudar para (?)
Set maximum value - ...o valor máximo do Counter vai mudar para (?)
Possibilidades:
Com
criatividade e experiência é possível fazer coisas fantásticas com
Counters. Sistemas de dinheiro, sistema de níveis, sistema de precisar
da chave para abrir a porta, e muito mais! Para ter uma idéia, um tiro
carregado que nem o do Megaman X, pode ser feito com counters.
Finalizando:
Bem galerinha, aqui eu acabo esse tutorial sobre Counters. Espero que tenham gostado e até a próxima!
Abraços!
Nível: Iniciante
Programas Utilizados: Multimedia Fusion 1, Multimedia Fusion 2, Multimedia Fusion Express e The Games Factory
Sobre o Tutorial:
Fiz
esse tutorial para os novatos que estão começando a mecher no
Multimedia Fusion 1, no Multimedia Fusion 2, no Express e no The Games
Factory. Nesse tutorial vamos aprender o básico sobre os Counters
Introdução:
Counters
são uma função do The Games Factory, Multimedia Fusion e Multimedia
Fusion 2. Básicamente são "Contadores" que com bastante criatividade e
experiência podem ajudar inclusive a criar um jogo isométrico. Um bom
exemplo de que o Counter fez bonito foi na engine de Jogo Isométrico do
STALTZ. Você pode fazer o seu Counter ser desde um simples contador de
tempo, até uma informação PRECISA da posição atual do jogador (no jogo,
claro)
Como os uso?
Insira um novo objeto e selecione a opção "Counter". Simples não?!
Aparência:
O
Counter pode aparecer de 6 formas diferentes em um jogo. (Hidden,
Numbers, Vertical Bar, Horizontal Bar, Animation e Text). Agora vamos
saber como o counter fica em cada uma delas...
Hidden: Faz o Counter não aparecer no jogo
Numbers: Exibe o Counter em forma de números que PODEM ser editados
Vertical Bar:
Exibe o Counter em forma de uma barra vertical com Degradê. Bem, se
selecionar nas duas cores a mesma cor, não será mais um Degradê, né...
Horizontal Bar: A mesma coisa que a Vertical Bar, porém a barra não é vertical, mas sim horizontal
Animation: Faz o Counter aparecer no jogo em forma de uma animação
Text: Faz o Counter aparecer em forma de texto. É a mesma coisa que o Numbers, porém não é possível editar os números nessa opção
Valores:
O
Counter tem três valores: Initial Value (Valor Inicial), Minimum Value
(Valor Mínimo) e Maximum Value (Valor Máximo). Esses valores podem ser
editados nas propriedades do Counter
Enquanto Isso no Event Editor:
Enquanto
o Counter tem todas essas funções no LEVEL EDITOR, ele é ainda MAIS
funcional no Event Editor. A partir de agora, conheceremos todas as
funções dos Counters. Claro, apenas as funções EXCLUSIVAS. Porque se
formos botar aqui também o que fazem as colisões, etc, que tem em
qualquer objeto, vamos perder muito tempo sem motivo nenhum, já que
esse tutorial não é destinado a isso
Condições:
Text > Is font bold? - Se a fonte estiver em Negrito...
Text > Is font italic? - Se a fonte estiver em Itálico
Text > Is font underlined? - Se a fonte estiver sublinhada...
Text > Is font strikeout? - Se a fonte estiver riscada...
Eventos:
P.S.: Aonde tiver (?) significa que é você que escolhe...
Text > Set font name - ...a fonte faz escrever a expressão (?)
Text > Set font size - ...o tamanho da fonte irá mudar para (?)
Text > Set bold - ...o texto ficará em Negrito
Text > Set italic - ...o texto ficará em Itálico
Text > Set underlined - ...o texto ficará sublinhado
Text > Set strikeout - ...o texto ficará riscado
Text > Set text color - ...a cor do texto irá mudar para (?)
Set Counter - ...o counter vai mudar de valor para (?)
Add to Counter - ...vai adicionar (?) ao Counter
Subtract from Counter - ...vai subtrair (?) do Counter
Set minimum value - ...o valor mínimo do Counter vai mudar para (?)
Set maximum value - ...o valor máximo do Counter vai mudar para (?)
Possibilidades:
Com
criatividade e experiência é possível fazer coisas fantásticas com
Counters. Sistemas de dinheiro, sistema de níveis, sistema de precisar
da chave para abrir a porta, e muito mais! Para ter uma idéia, um tiro
carregado que nem o do Megaman X, pode ser feito com counters.
Finalizando:
Bem galerinha, aqui eu acabo esse tutorial sobre Counters. Espero que tenham gostado e até a próxima!
Abraços!