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    Mensagem por cabritox em Qui 5 Mar - 17:51

    oi pessoal eu sou novato por aqui e queria sabewr se alguem aii pode me ajudar em uma apostila ou coisa assim de aprender sobre esses super mega irper e legal "scripts" sei q isso num é de se aprender rapido mas queria entender um pouco com tudotirial dakelas pessoas q ja sabem e olha para tras se perguntando: puuxa foi com isso q eu estava me debatendo tento e agora q vi q é facil ??

    se alguem puder me ajudar com qualquer coisa
    eu agradeço qualquer ajuda
    e se puder me falar um jeitinho facil q vc aprendeu ou sei laa
    eu vou me esforçar bastante



    abraços do cabritox :D
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    Mensagem por Sonic3000 em Qui 5 Mar - 19:57

    primeiramente bem vindo ao forum e eu axo q oq vc tem q saber primeiro eh oq eh um script neh??

    Se você possui um blog ou uma página na Internet já deve ter procurado formas de incrementá-los de tornar mais atrativo. Você também já deve ter deixado mensagens animadas ou imagens na página de recados do Orkut de alguém. Sem perceber, você estava mexendo com scripts.


    ==>> AJUDA O CABRITOO <<== O_que_eh_script1
    Em informática, o termo script é utilizado para designar uma seqüência de comando e tarefas a serem executadas. Os scripts do Orkut, por exemplo, são scripts de formatação, pois os códigos são usados para formatar mensagens, aplicar efeitos especiais.
    A maioria dos efeitos criados em páginas web e blogs, como alterar a cor do cursor do mouse, da barra de rolagem, etc., são feitos através de scripts.

    Existem ainda os scripts shell, os quais possuem uma seqüência de comando do DOS que são executados quando solicitados. Este tipo de script é mais usado por técnicos de informática ou pessoas que trabalham muito no prompt de comando do Windows (a famosa tela preta).
    Atenção, pode ser perigoso
    ==>> AJUDA O CABRITOO <<== O_que_eh_script4 Como visto, scripts são seqüências de comandos a serem executados, por isso podem ser perigosos. Algumas páginas na Internet possuem scripts que conseguem burlar a segurança dos navegadores e instalar vírus e outras pragas em seu computador.
    Por esta razão, hoje os navegadores bloqueiam a qualquer script que não esteja autorizado pelo usuário a ser executado. Mesmo com este bloqueio dos navegadores, o uso de um bom antivírus é indispensável para proteger seu computador.

    agora vou por alguns scripts q poderam te judar!

    / Uma forma melhor de checar colisões que atrendi com uma otima engine
    // do forum da yoyogames. so serve pra checar colisão acima do obj
    // especificado.
    // colisao(x,y,obj)

    var
    temporal_mask,collision_test;
    // Armazene a máscara atual para usar isto depois

    temporal_mask =
    mask_index;
    mask_index
    = maskMain;
    // Teste a colisão

    collision_test =
    place_meeting( floor(argument0), floor(argument1), argument2 );
    // Defina a antiga mascara

    mask_index
    = temporal_mask;

    // Calcule a posição

    return
    collision_test;
    isso eh um exemplo de script de colisão!
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    Mensagem por Sonic3000 em Qui 5 Mar - 20:04

    vou fazer post duplo para postar mais scripts podem multar se isso n for um bom motivo!!

    continuando

    //=====>> Variavies de movimentação <<================

    x_speed = 0;
    // velocidade
    top_x_speed = 20;
    // maximo x_speed
    x_acspeed = 0.046875;
    // aceleração
    //=====>> Variaveis do controle <<=========


    //:::Keys::://
    key_left = 0;
    key_right = 0;
    key_up = 0;
    key_down = 0;
    key_action = 0;

    key_left_pressed = 0;
    key_right_pressed = 0;
    key_up_pressed = 0;
    key_down_pressed = 0;
    key_action_pressed = 0;

    ini_open('config.ini')
    assigned_key_left =
    ini_read_real('controles','left',65);
    assigned_key_right =
    ini_read_real('controles','right',68);
    assigned_key_up =
    ini_read_real('controles','up',87);
    assigned_key_down =
    ini_read_real('controles','down',83);
    assigned_key_action =
    ini_read_real('controles','cA',vk_space);
    ini_close()
    // bloqueio de movimento
    bloq_mov=
    false
    ai tem um script e variaveis de movimentação!

    // controle de ação do personagem

    //bloq_mov bloqueia os efeitos da ação do jogador com o teclado sob
    //o personagem.

    if
    bloq_mov=false
    {

    key_left = keyboard_check( assigned_key_left );
    key_right =
    keyboard_check( assigned_key_right );
    key_up =
    keyboard_check( assigned_key_up );
    key_down =
    keyboard_check( assigned_key_down );
    key_action =
    keyboard_check( assigned_key_action );

    key_left_pressed =
    keyboard_check_pressed( assigned_key_left );
    key_right_pressed =
    keyboard_check_pressed( assigned_key_right );
    key_up_pressed =
    keyboard_check_pressed( assigned_key_up );
    key_down_pressed =
    keyboard_check_pressed( assigned_key_down );
    key_action_pressed =
    keyboard_check_pressed( assigned_key_action );
    }
    else {
    key_left =
    false
    key_right =
    false
    key_up =
    false
    key_down =
    false
    key_action =
    false

    key_left_pressed =
    false
    key_right_pressed =
    false
    key_up_pressed =
    false
    key_down_pressed =
    false
    key_action_pressed =
    false
    }
    ai tem um exemplo de
    controle de ação do personagem

    // controle

    if
    keyboard_check_pressed(ord('Q')) game_restart();
    e ai tem um script de controle com o restart game!
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    Mensagem por rodrigo1434 em Qui 5 Mar - 20:35

    Acho q o Sonic explicou bem, mas será que é esses mesmos
    não era GML ?
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    Mensagem por Sonic3000 em Qui 5 Mar - 22:40

    explique se melhor n entendi muito bem!^^

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