Movimento do inimigo

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    Movimento do inimigo Empty Movimento do inimigo

    Mensagem por fe.romao em Ter 21 Abr - 15:32

    Boa tarde

    Eu preciso de ajuda por que eu não consigo, fazer um movimento em um personagem não jogavel, o inimigo do jogo , que alias é uma mumia...

    Eu tenho 4 sprtes cada qual com a animação da mumia andando(cima, baixo, esquerda e direita), mas só vou ultilizar dois movimento esquerda, e direita, eu acho que da para entender né, a mumia fica indo de um lado pro outro e o personagem principal tenta passar por ela.
    Dai eu coloco, create intance> start moving right(direita), depois , colision com um bloco, o sprite muda e ela vai na direção contraria, mas é isso que não funciona, eu ate condegui fazer ela ir de um lado pro outro , mas sem a troca de sprites (dai parece aquele passo do michael jackson , que ele anda de costa) ahuauauh, se alguém poder me ajudar eu agradeço.

    Só pra confimar se eu expliquei bem, qu preciso fazer a mumia ao colidir com o bloco(parede), fazer o movimento reverso e mudar o sprite.

    ok
    obrigado
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    Movimento do inimigo Empty Re: Movimento do inimigo

    Mensagem por rodrigo1434 em Qua 22 Abr - 9:15

    Bem, isso não é dificil, se vc conseguiu fazer a colisão tá blz,, mas se não, arruma ae
    bem na colisão vc precisa de mascara, para a mumia não ficar grudada, então pegue uma imagem dela e pinta toda a area dela , ou deixa ele mesma pintada, mas tem que ser só uma, ela parada, então renomeie esse sprite para spr_mask
    agora na objeto bloco, deixe ele solido e com um sprite quadrado (tipo a parede mesmo) ^^
    Múmia:
    Agora na múmia no evento create digite
    Código:
    hspeed=4
    //Nada mais é do que o inicio da movimentação, ele irá para a direita

    vamos facilitar, na colisão com a parede ou bloco, coloque em código
    Código:
    hspeed=-hspeed

    //hspeed é a velocidade horizontal, se quizer fazer ela voltar pra cima
    //e pra baixo coloque junto o vspeed=-vspeed
    * bem agora certifique-se que o sprite dela normal é o andando
    * e está virado para a direita
    * e que o sprite está centralizado para fazer isso
    e agora no evento step, coloque:
    Código:
    if hspeed>0
    image_xscale=1
    else
    image_xscale=-1
    // A direção do sprite será para onde estará andando, se maior é para a direita e menor para a esquerda
    simples ^^
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    Movimento do inimigo Empty Re: Movimento do inimigo

    Mensagem por Rafaelm1434 em Qua 22 Abr - 9:39

    :D .....legal

    mas Rodrigo,mostre ai um Nível mais dificil,como uma inimigo para Luta de rua
    estou tentando montar um Jogo mas isso me está deixando louko...me ajuda ai tb

    Valeu!!!!!!!!!!!!!!!
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    Movimento do inimigo Empty movimento

    Mensagem por fe.romao em Sex 24 Abr - 10:29

    rodrigo1434 escreveu:Bem, isso não é dificil, se vc conseguiu fazer a colisão tá blz,, mas se não, arruma ae
    bem na colisão vc precisa de mascara, para a mumia não ficar grudada, então pegue uma imagem dela e pinta toda a area dela , ou deixa ele mesma pintada, mas tem que ser só uma, ela parada, então renomeie esse sprite para spr_mask

    Blz rodrigo1434

    Vlw pela ajuda, mas eu não entendi essa parte da mascara, para que serve?
    outra coisa, é que quando ela tem a colisão a imagem é invertida e parece que ela da um salto para frente, ao meu ver deve ser por causa da mascara, eu não entendi muito bem essa parte.

    Se possivel eu queria saber , para fazer o movimento cima/baixo eu coloco vspeed, ok mas se eu der o yscale=1 ele vai ficar de ponta-cabeça e não de costa, então nesse caso teria que aparecer outro sprite, que eu tenho, e como faz isso.Movimento do inimigo FrenteMovimento do inimigo Costas

    Desculpa estou pedindo demais, é por que eu não sei mesmo, se vc puder me ajudar denovo. :?: Wink

    Vlw
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    Movimento do inimigo Empty Re: Movimento do inimigo

    Mensagem por rodrigo1434 em Sex 24 Abr - 17:27

    maskara, é uma imagem que servirá para ser a colisão, tipo a colisão da bola é ela mesma( redonda)
    bem, é dificil de explicar mas dá pra entender, vc tem que pegar a imagem do próprio sprite e usar, e no objeto, coloque no evento create
    mask_index= nome_da_mask
    e no caso do salto pra frente deve ser a centralização dos sprites, eles tem estarem iguais, se não haverá
    erro de pósicionamento mesmo ^^
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    Movimento do inimigo Empty Re: Movimento do inimigo

    Mensagem por ArandyIlhay em Sex 30 Abr - 19:33

    coloca no create do inimigo:

    code: if_x.y_moviment
    move fished:coloque left e right.

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    Movimento do inimigo Empty Re: Movimento do inimigo

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