Dicas de Mause no Game Maker
Versão: 6.1 / 7.0 (eu creio que também funcione no 5.0)
Autor: Eskyz
Introdução:
Bem galera, aqui trago duas dicas para personalizar o seu Mause! Nele, usaremos um objeto que criaremos chamado obj_Mause será ele quem irá controlar todas as açoes com o Mause
1 - Trocando o Cursor do Mause Dentro do Jogo
Primeiro, crie uma sprite que será o cursor. No objeto obj_Mause, adicione um evento Step. Vá na Aba Extra, e abaixo de Other, arraste a setinha dourada para a ação. Aí, é só escolher a sprite! Veja o meu:
2 - Fazendo um Efeito Seguir o Mause
Na verdade, esse é super-simples. No obj_Mause, adicione um Step. Agora, vá na aba Draw. Embaixo de Other, arraste a explosãozinha. Ela é o símbolo dos Efeitos. Certo, agora, na X e na Y, deve-se colocar o seguinte:
X: mouse_x
Y: mouse_y
Ok, agora é só configurar como quiser. Escolha o tipo de efeito, o tamanho e a cor. Não marque a opção Relative. E não é bom mecher no where. Olha como ficou o meu:
Pronto galera, é bem fácil né? E se quiser usar os dois de uma vez, é só colocar ambos no evento Step.
Observação Importante: Para funcionar, você deve colocar o obj_Mause em todas as Rooms que você quer que troque o curso, ou o efeito siga o curso, ou mesmo que faça os dois!
Abraços
Versão: 6.1 / 7.0 (eu creio que também funcione no 5.0)
Autor: Eskyz
Introdução:
Bem galera, aqui trago duas dicas para personalizar o seu Mause! Nele, usaremos um objeto que criaremos chamado obj_Mause será ele quem irá controlar todas as açoes com o Mause
1 - Trocando o Cursor do Mause Dentro do Jogo
Primeiro, crie uma sprite que será o cursor. No objeto obj_Mause, adicione um evento Step. Vá na Aba Extra, e abaixo de Other, arraste a setinha dourada para a ação. Aí, é só escolher a sprite! Veja o meu:
2 - Fazendo um Efeito Seguir o Mause
Na verdade, esse é super-simples. No obj_Mause, adicione um Step. Agora, vá na aba Draw. Embaixo de Other, arraste a explosãozinha. Ela é o símbolo dos Efeitos. Certo, agora, na X e na Y, deve-se colocar o seguinte:
X: mouse_x
Y: mouse_y
Ok, agora é só configurar como quiser. Escolha o tipo de efeito, o tamanho e a cor. Não marque a opção Relative. E não é bom mecher no where. Olha como ficou o meu:
Pronto galera, é bem fácil né? E se quiser usar os dois de uma vez, é só colocar ambos no evento Step.
Observação Importante: Para funcionar, você deve colocar o obj_Mause em todas as Rooms que você quer que troque o curso, ou o efeito siga o curso, ou mesmo que faça os dois!
Abraços