Tutorial Sobre GML Para Iniciantes.
By: Rodrigo1434
1 - O que é o GML.
GML significa Game Maker Language que é usado pelo próprio Game Maker nos códigos, ele é uma linguagem simplificada atingindo todas as necessidades para a construção de jogos 2d e um 3d muito limitado.
É uma linguagem padronizada com uma estrutura semelhante ao C++.
2 - Como uso?
Tudo o que você escrever (que seja em GML) será automaticamente executado pelo programa. Há funções e variáveis, que servem de ações no seu jogo, exemplo, se você colocar.
image_xscale=5
No evento Create, seu sprite atual do objeto irá esticar horizontalmente devido ao valor de sua variável, como o nome já diz, você pode escolher o valor para ela, variando-a, leia mais sobre variáveis de sprite.... LINK
3 - Estrutura.
A programação sempre utiliza uma checagem, ou seja, sempre acontece quando acontece algo (estranho, né?), mas enfim, se você quer aumentar sua pontuação, primeiro tem que haver uma coisa, exemplo, você pega um bônus, ou quando sua posição é tal ou etc.
Então dizemos que checamos algo, com a palavra if, veja no code:
If place_free(x, y+1){
// Desce
y+=1}
Vemos que há o if no começo, que significa “se”, então temos, o if como uma palavra de comando, e logo depois uma função, que checa , place free, é, lugar_livre, e dentro dos parênteses ficam os argumentos, que são valores que irão ser usados pela função, caso, irá ver se está livre na posição logo abaixo do objeto.
Logo no fim da primeira linha temos { que são as chaves, onde você colocará tudo o que acontecerá caso a afirmação seja ok, mas sempre deve ter finalizado com o } como no exemplo acima, caso contrário o Game Maker acusará erro.
Depois pulamos uma linha temos um comentário, que usamos // para começar o comentário, nele você pode escrever o que quiser, como um lembrete etc. Mas só irá ser comentário a linha onde está o //.
Ação, agora sim irá acontecer a coisa, no caso, quando a afirmação verdadeira, o objeto iria cair a velocidade um, isso não seria uma gravidade, só um teste.
Para houver uma colisão entre objetos, seria necessário que um deles seja sólido, um exemplo é uma colisão simples, contra o chão, em que o chão seria um objeto sólido, e não o personagem.