Dicas para iniciantes
Eu vi que muitos iniciantes queiram saber um pouco sobre essa dúvidas mortais
Para simplificar eu coloquei tudo no estilo arrasta e solta.
1º-Objeto controle
Objeto controle é um objeto normal,como todos
Ele serve para colocar algumas ações que controlam o jogo,tipo colocar uma música no jogo,mudar de cursor...
Se esse eventos fossem em algum personagem,quando o personagem morre-se ia acabar a musica,ia acabar tudo que tava dentro dele.
2º-Movento um personagem
Basta criar um sprite qualquer
Coloque os eventos de Keyboard,left(esquerda)right(direita)up(para cima)down(para baixo)
Em cada um deles você coloque a ação que está ná aba move(a ação com as oitos setas vermelhas)se for right clique na seta para direita e coloque a velocidade e faça isso com as demais
Para ele parar quando soltar o botão basta colocar o evento Keyboard e colocar a mesma ação (com as 8 setas vermelhas)ao invés de clicar em uma direção clique no do meio para parar e não precisa colocar velocidade.
3º-Colocar pontuação
Crie um objeto controle pode chama-lo como quiser
Coloque no evento create coloque a ação de (set the score)coloque 0.
Num personagem qualquer coloque o evento step (set the score) coloque +1 e marque a opção relative, ou seja,a pontuação vai aumentar mais 1.Coloque esse dois objetos na room(obj_contolador,obj_personagem) e veja o score aumentar.
4º-Tocar música
Primeiramente crie uma música clique no icone de alto-falante e escolha sua música
Depois crie um objeto controle(ou pode ser chamado objeto controlador mas seve para a mesma coisa)coloque o evento create
e coloque a ação que está na aba main 1 (play sound) selecione sua música,já que ela é uma música vc não vai querer que ela para quando cabar,então clique no loop invés de false coloque true,ou sejá quando acabar a música ela começa denovo.
5º-Pausar o jogo(Essa dica já foi enviada por outros membros mas é sempre bom lembrar)
Essa é muito fácil e só criar uma mensagem
Para isso crie um objeto qualquer,coloque o evento Keyboard nele coloque a ação (Display a message)que está na aba main 2,escreva (jogo pausado) ou como você quiser.
6º-Ordem dos eventos
Em algumas situações, é importante compreender a ordem em que o Game Maker processa os eventos. Esta ordem está descrita abaixo:
>Begin step events
>Alarm events
>Keyboard, Key press, e Key release events
>Mouse events
>Normal step events
>(agora todas as instâncias são ajustadas para suas novas posições)
>Collision events
>End step events
>Drawing events
A criação, destruição, e outros eventos são realizados quando os fatos correspondentes acontecem.
valeu
essas são dicas parar iniciantes ou para quem não sabe algumas ações ou eventos em parte. :D
Eu vi que muitos iniciantes queiram saber um pouco sobre essa dúvidas mortais
Para simplificar eu coloquei tudo no estilo arrasta e solta.
1º-Objeto controle
Objeto controle é um objeto normal,como todos
Ele serve para colocar algumas ações que controlam o jogo,tipo colocar uma música no jogo,mudar de cursor...
Se esse eventos fossem em algum personagem,quando o personagem morre-se ia acabar a musica,ia acabar tudo que tava dentro dele.
2º-Movento um personagem
Basta criar um sprite qualquer
Coloque os eventos de Keyboard,left(esquerda)right(direita)up(para cima)down(para baixo)
Em cada um deles você coloque a ação que está ná aba move(a ação com as oitos setas vermelhas)se for right clique na seta para direita e coloque a velocidade e faça isso com as demais
Para ele parar quando soltar o botão basta colocar o evento Keyboard
3º-Colocar pontuação
Crie um objeto controle pode chama-lo como quiser
Coloque no evento create coloque a ação de (set the score)coloque 0.
Num personagem qualquer coloque o evento step (set the score) coloque +1 e marque a opção relative, ou seja,a pontuação vai aumentar mais 1.Coloque esse dois objetos na room(obj_contolador,obj_personagem) e veja o score aumentar.
4º-Tocar música
Primeiramente crie uma música clique no icone de alto-falante e escolha sua música
Depois crie um objeto controle(ou pode ser chamado objeto controlador mas seve para a mesma coisa)coloque o evento create
e coloque a ação que está na aba main 1 (play sound) selecione sua música,já que ela é uma música vc não vai querer que ela para quando cabar,então clique no loop invés de false coloque true,ou sejá quando acabar a música ela começa denovo.
5º-Pausar o jogo(Essa dica já foi enviada por outros membros mas é sempre bom lembrar)
Essa é muito fácil e só criar uma mensagem
Para isso crie um objeto qualquer,coloque o evento Keyboard
6º-Ordem dos eventos
Em algumas situações, é importante compreender a ordem em que o Game Maker processa os eventos. Esta ordem está descrita abaixo:
>Begin step events
>Alarm events
>Keyboard, Key press, e Key release events
>Mouse events
>Normal step events
>(agora todas as instâncias são ajustadas para suas novas posições)
>Collision events
>End step events
>Drawing events
A criação, destruição, e outros eventos são realizados quando os fatos correspondentes acontecem.
valeu
essas são dicas parar iniciantes ou para quem não sabe algumas ações ou eventos em parte. :D