Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    Como tocar arquivos MOD,S3M,XM e IT no Game Maker

    rodrigo1434
    rodrigo1434
    Admin
    Admin


    Masculino
    Idade : 30
    Número de Mensagens : 782
    Advertencias : 0%

    Reputação Reputação : 14

    Como tocar arquivos  MOD,S3M,XM e IT no Game Maker Empty Como tocar arquivos MOD,S3M,XM e IT no Game Maker

    Mensagem por rodrigo1434 Seg 15 Set - 20:12

    Escrito por MauroZb



    (nota: pesquisei sobre jbfmod e gm bassmod e não encontrei no fórum. achei relevante postar essa informação, uma vez que até o momento em tutoriais de som não havia nada ainda...)

    ***Recomendações prévias:
    GM 7 Pro ("gmbmod.zip")
    GM 6.1 Pro ("gmbmod61.zip")

    Muita gente conhece o bom o velho arquivo de som midi (.mid). Usado na maioria dos jogos... Mas se você quiser dar um upgrade na qualidade do som (música) do jogo, você pode usar arquivos MOD (S3M, XM, IT) que possuem uma qualidade muito superior ao midi, embora seja pouco conhecido. (nota: arquivos mod costumam ser maiores em relação ao midi).

    Antigamente era meio trabalhoso preparar o GM para rodar arquivos mod. Tinha que carregar vários scripts além de outros arquivos. Isso era feito com o Jbfmod. Hoje o Jbfmod está descontinuado, sua última versão foi a 2.0.

    Entretanto, depois que Mark Overmars possibilitou a implementação de extensão no GM, foi criado o GM Bassmod, que faz a mesma coisa que o antigo Jbfmod, porém mais fácil e ficou ainda melhor.

    Abaixo segue um link para detalhes sobre o GM Bassmod e downloads (em inglês):

    Informações e download do GM BASSMOD

    _________________________

    Tipos de arquivos suportados pelo GM Bassmod:

    Sound/Pro/Noisetracker (*.mod)
    Scream Tracker 3 (*.s3m)
    FastTracker 2 (*.xm)
    Impulse Tracker (*.it)

    Também suporta arquivos MO3. MO3 é simplesmente uma compressão dos arquivos listados acima. É muito interessante vc usar em seu jogo arquivo MO3, pois os arquivos listados acima podem variar de alguns kbytes até mbytes de tamanho.

    O MO3 pode ser baixado em: http://www.un4seen.com/mo3.html

    _________________________

    Onde encontrar MOD Music?

    Existem diversos sites na Internet que disponibilizam esses arquivos gratuitamente. Abaixo listei alguns:

    - http://modarchive.org/
    - http://www.s3m.com/
    - http://www.traxinspace.com/
    - http://www.geocities.com/Athens/Troy/4821/mod.htm

    Se vc tiver interesse em criar MOD music, vá em http://www.modplug.com/ onde vc poderá baixar o Modplug Tracker. Além de exemplos, bibliotecas de instrumentos e tutoriais.

    _________________________

    Resumo sobre Acition Libraries e Extension Packages:
    Ambos são recursos para adicionar mais funcionalidades ao seu GM. Porém, a instalação de Action Libraries (.lib) pode ser feita com o GM versão Lite. Já o Extension Package (.gex) é necessário a versão 7 PRO do GM. (O Extension Package é um conjunto de action libraries, arquivos dll, arquivos de script do GML, etc)
    Outra diferença é que Extension Package é instalado através do próprio GM no menu Resources > Select Extension Packages (Ctrl+Alt+E). Action Libraries é instalado manualmente, copiando os arquivos ".lib" para a pasta lib no diretório do GM.

    Abaixo segue um link para um post do reddragon a respeito da instalação de expansões tipo Action Libraries (.lib).

    Autor: João Neto

    Como instalar o GM Bassmod Extension Package:

    1- baixe o arquivo gmbmod.zip;
    2- descompacte o arquivo em qualquer lugar no seu PC;
    3- abra o GM 7 Pro;
    4- clique no menu Resources;
    5- clique em "Select Extension Packages";
    6- clique em Install;
    7- na nova janela, clique em Install novamente;
    8- localize o arquivo "gmbmod.gex" (o que você descompactou anteriormente);
    9- depois de selecioná-lo, clique no botão Abrir (ou clique nele 2 vezes);
    10- deve aparecer GM Bassmod no topo da lista dos Extension Packages instalados;
    11- clique em OK;
    12- nesta janela vc já pode inserir o GM Bassmod no seu jogo. Clique em GM Bassmod na lista à direita > Clique na seta azul indicando para a esquerda (repare que GM Bassmod agora está na lista à esquerda);
    13- clique em OK novamente;

    Agora que o GM Bassmod está instalado e vc já adicionou em seu jogo, é preciso saber como usá-lo. Todo bom pacote de extensão do GM vem com um arquivo de ajuda (Help file). Para acessar esse arquivo do GM Bassmod (ou de qualquer outro pacote) faça o seguinte:

    1- clique no menu Help;
    2- clique em Extension Packages;
    3- clique em GM Bassmod (ou outro pacote de extensão que desejar saber o funcionamento) > aqui vc terá toda informação necessária de como usar o GM Bassmod em seu jogo, ou seja, os comandos em GML.

    Nota de instalação para usuários do GM versão 6 (6.1):

    1- baixe o arquivo gmbmod61.zip;
    2- descompacte e copie os arquivos "bassmod.dll" e "bmod.dll" para o mesmo diretório onde está salvo seu jogo (também copie o arquivo "unmo3.exe" caso esteja usando arquivos MO3);
    3- Abra o GM (no seu jogo) e clique em "Scripts" -> "Import Scripts"... e selecione o arquivo "gm bassmod.gml". Lembre-se de que quando distribuir seu jogo deverá deixar esses arquivos junto.

    *Mais sobre MOD Files em http://en.wikipedia.org/wiki/MOD_(file_format).

    *Para escutar MOD Music você pode usar o Winamp, AIMP2 ou XMPlay.

    Créditos para o GM Bassmod (retirado do arquivo de ajuda):

    "GM Bassmod was created by M. Rijks and built on the Bassmod library by Un4seen Developments. All credit goes to Ian Luck, who kindly allowed me to include his library in this extension. Furthermore thanks to Andrew Barber for the Game Maker Help template and style sheets."

      Data/hora atual: Sex 19 Abr - 5:55