Load Externo
Você já deve ter entrado numa pasta de um jogo né?e percebeu que todos os arqivos do jogo estão salvo dentro de pastas,e não salvo tudo junto em um exe(o que é geralmente feito por nos no Game Maker)
Essa opção de salvar tudo junto é geralmente feit para que outras pessoas não ''roube'' seus arquivos nem os utilizem em outro jogos, mas na hora de começar o jogo irá carregar tudo e demorar um pouco ou bastante
Mas se você abrir mão disso e passar a salvar alguns arquivos grandes do tipo músicas em mp3 e backgrounds em pasta irá otimizar o seu tempo muito mais
Mas tá bom,vamos começar logo,isso não é difícil, pelo contrário é muito fácil.Primeiro abra uma pasta com um nome ''meu jogo''(os nomes podem ser trocados mas atenção vc tambem deverá mudar os nomes nos códigos)
Agora procure uma música em mp3,não preocupe-se com tamanho,cole ela na sua pasta e troque por ''snd_bg'',faça o mesmo com um arquivo de imagem(selecione um em bitmap)de 640x480 padrão,cole e troque o nome por ''bck_fundo'',pronto já temos os resources externos na pasta agora vamos programar
Abra o Game Maker com um novo projeto,crie um objeto e no evento create digite
e agora no evento draw
pronto vc já deve ter ouvido sua música e visto seu papel de parede, fácil né?
alguma dúvida pergunte.
Você já deve ter entrado numa pasta de um jogo né?e percebeu que todos os arqivos do jogo estão salvo dentro de pastas,e não salvo tudo junto em um exe(o que é geralmente feito por nos no Game Maker)
Essa opção de salvar tudo junto é geralmente feit para que outras pessoas não ''roube'' seus arquivos nem os utilizem em outro jogos, mas na hora de começar o jogo irá carregar tudo e demorar um pouco ou bastante
Mas se você abrir mão disso e passar a salvar alguns arquivos grandes do tipo músicas em mp3 e backgrounds em pasta irá otimizar o seu tempo muito mais
Mas tá bom,vamos começar logo,isso não é difícil, pelo contrário é muito fácil.Primeiro abra uma pasta com um nome ''meu jogo''(os nomes podem ser trocados mas atenção vc tambem deverá mudar os nomes nos códigos)
Agora procure uma música em mp3,não preocupe-se com tamanho,cole ela na sua pasta e troque por ''snd_bg'',faça o mesmo com um arquivo de imagem(selecione um em bitmap)de 640x480 padrão,cole e troque o nome por ''bck_fundo'',pronto já temos os resources externos na pasta agora vamos programar
Abra o Game Maker com um novo projeto,crie um objeto e no evento create digite
- Código:
global.snd_bg=sound_add('snd_bg.mp3',0,0) //procura o arquivo
sound_loop(global.snd_bg) //toca o som
global.bck_fundo=background_add('bck_fundo.bmp',0,0,0) // carrega o background
e agora no evento draw
- Código:
draw_background(global.bck_fundo,0,0)
pronto vc já deve ter ouvido sua música e visto seu papel de parede, fácil né?
alguma dúvida pergunte.